Sorvete de milho verde

Já falei por aqui que eu amo tudo que é feito com milho, e quando chega essa época de festa Junina, aproveito cada uma das gostosuras típicas!

Como estamos no inverno o mais comum é vermos receitas quentes que nos aquecem, mas eu adoro “aquele algo diferente”, sabe? Gosto de surpreender, principalmente o estômago!…rs

E porque não servir um delicioso sorvete de milho no Inverno?

um-doce-dia-sorvete-milho-verde-03Ingredientes:

– 300ml de leite de coco,
– 250ml de água,
– 300ml de creme de leite fresco, (dá para usar o de caixinha, mas o resultado não será o mesmo),
– 200ml de leite condensado,
– 2 espigas de milho ou 1 lata de milho, (você também pode fazer com canjica, pasta cozinhá-la como de costume e usar no lugar do milho verde).

Utensílios:

– Panela,
– Liquidificador,
– Peneira,
– Batedeira,
– Sorveteira, (se você não tiver, use a batedeira).

Modo de preparo:

– Corte os grãos de milho da espiga e coloque grãos e espiga na panela com o leite de coco e a água,
– Deixe ferver ligeiramente, e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos até o líquido reduzir pela metade, (se o nível dele baixar muito, acrescente mais 1/2 xícara de água),
– Retire do fogo e deixe esfriar,
– Depois de frio, bata essa “sopa” no liquidificador até triturar muito bem os grãos do milho,
– Coe e leve ao congelador para ficar muito bem gelado, (Atenção: Não é para congelar, é só para gelar!),
– Bata o creme de leite na batedeira até ficar em ponto de chantilly,
– Adicione o leite condensado aos poucos e delicadamente, para não perder o “ponto” do chantilly,
– Adicione também o creme de milho bem gelado e misture levemente,

Nesse ponto, você pode colocar toda essa mistura na sua sorveteira e seguir as instruções de uso da mesma, mas se você não tem esse utensílio vamos ao passo a passo:

– Coloque a mistura em qualquer recipiente que possa ir ao congelador e leve ao mesmo até quase endurecer, (você saberá que está bom, quando a parte de cima começar a congelar),
– Retire do congelador e bata na batedeira por 7 minutos,
– Volte a mistura ao congelador até a parte de cima endurecer novamente,
– Retire do congelador e repita todo o processo da batedeira e congelador, por umas 6 vezes, (mas quanto mais você repetir, melhor fica)!

Obs. Outra maneira de fazer isso, é congelar o creme em porções de 4cm por 4cm (ou em forminhas de gelo) e assim que estiver bem firme, triturar tudo no processador de alimentos, voltar a congelar e repetir o processo por mais 5 vezes. Só não esqueça que isso pode “estragar” seu processador.

um-doce-dia-sorvete-milho-verde-01Receita e fotografia: Raspberri Cupcakes

Sobre Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

2 thoughts on “Sorvete de milho verde

  1. Eu faria com canjica que é algo que adoro e como muito nessa época do ano, já o milho não sou muito fã tiro de tudo que vou comer acredita? rs Parece até criança…
    No entanto acho que comeria o sorvete, acho pamonha muito gostoso e fiquei com a impressão que o gosto pode ser parecido. Adorei a sugestão, muito bom essas dicas diferentes pra festa junina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>