Sais de banho caseiros de Toranja

Fala a verdade, quem é que não gosta de ficar horas no banho? Eu sei, eu sei, não me critiquem, a água realmente é nosso maior bem e eu não sou nem um pouco á favor de gastá-la de forma desenfreada, mas é que de vez em quando chegamos tão cansadas e estressadas em casa que nada melhor do que um longo e relaxante banho! Mas longo não quer dizer que você precise ficar horas com o chuveiro ligado, principalmente se o seu banheiro não tiver banheira, afinal a água cai direto no ralo, né?

Muita gente não sabe, mas o chuveiro aberto por 5 minutos gasta 45 litros de água, ou seja um banho de ducha de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros de água, enquanto a banheira totalmente cheia gasta 80 litros, por isso se você optar por ficar mais do que 10 minutos no chuveiro, o mais lógico seria usar a banheira. Assim, você pode ficar o tempo que quiser e gastar o equivalente a 10 minutos de água de um banho no chuveiro.

E para poder relaxar de verdade no banho, o melhor é sempre usar produtos que acalmam e ajudam na circulação! Os famosos sais de banho são excelentes para isso, principalmente de forem acompanhados de ervas e cheiros agradáveis.

um-doce-dia-sais-banho-caseiro-01Ingredientes:

– 2 xícaras de sal de Epsom (também conhecido como sal amargo), aqui, (você até pode usar o sal grosso comum, daquele que usamos na cozinha, mas que fique bem claro que não é a mesma coisa, tá?),
– 1 xícara de sal do Himalaia, aqui,
– 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, aqui e aqui,
– Raspas da casca de uma Toranja,
– 20 gotas de óleo essencial de laranja, aqui,
– 40 gotas de óleo essencial de toranja, aqui,
– 5 gotas de essência de laranja lima, aqui.

Utensílios:

– 1 bowl grande,
– Pote de vidro hermético, aqui.

Importante: Vale lembrar que todo óleo essencial de citrino tende a ser fototóxico, ou seja, podem manchar a pele se a mesma for exposta ao sol com ele, então se você toma muito sol, o melhor é substituir os óleo essenciais cítricos por qualquer outro que não seja, veja alguns aqui ou aqui.

Instruções:

– Junte no bowl todos os ingredientes e misture-os muito bem,

– Em seguida, guarde seu sal de banho em potes de vidro muito bem fechados.

Obs. A validade é de 6 meses, ta? Mas isso, só se você fechar seus potes muito bem e guardá-los em algum lugar longe da luz, do sol e da umidade!

Se você não tem banheira em casa, não há problema nenhum, pois os sais também se prestam muito bem para escalda-pés! Despeje em uma bacia alguns litros de água bem quente, adicione 4 colheres do seu sal de banho e fique com os pés mergulhados nessa salmoura até a água esfriar.

um-doce-dia-sais-banho-caseiro-02Fotografia: Celebrations at Home

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

6 thoughts on “Sais de banho caseiros de Toranja

  1. Oi Carla,
    Concordo com você, e também não sou adepta ao extermínio da água do planeta.
    Por aqui não temos banheira, mas o escalda-pés é uma opção deliciosa também.
    Me lembrei que no ano passado, um stand na MEGA distribuiu sais com um bilhetinho para os pés rs
    Com certeza foram um sucesso!
    bjs

  2. Nossa…parece super agradáveis esses sais de banho caseiros. Devem ser muitooo cheirosos. Amei e aprovei. Parabéns pela postagem.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

  3. Interessei no óleo de Capim Limão, dos que você indicou, sei que deveria buscar um que não é cítrico mas sempre compro o incenso desse aroma e acho maravilhoso!
    Eu adoro sais de banho, mas não tenho banheira, não sabia que gastávamos mais no chuveiro que na banheira, nunca imaginei! Isso mudou muito minha visão sobre ter banheiras em casa.
    Tem uma linha muito boa do Boticário para relaxar no banho, a SPA, acho que todo mundo conhece né? Acho ótima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *