Panquecas de abóbora sem glúten

Que tal começar a semana com um assunto sério? A sintomatologia celíaca é uma condição presente no cotidiano de muitos hoje em dia, há pessoas que já nascem com essa condição e há outras que desenvolvem durante os anos de vida, não há uma explicação exata do porque algumas pessoas desenvolvem essa doença, mas especulam que pode ser a alimentação exageradamente rica em glúten ao longo da vida e em alguns casos essa condição é tão severa que devem-se reduzir ou retirar totalmente o leite e todos os seus derivados da alimentação.

Hoje em dia quase todas as comidas contém trigo, cevada, aveia, centeio e/ou malte, principalmente os produtos prontos ou semi-prontos que compramos no mercado e são neles que encontramos os ingredientes proibidos para um paciente com essa condição. Algumas marcas já são especializadas em produtos 100% sem glúten, porém ainda é muito caro e difícil de encontrar.

Por isso saber como substituir ingredientes na hora de elaborar uma receita é fundamental, afinal, os celíacos não precisam deixar de comer o que gostam por causa dessa condição. Dois ingredientes curingas e super versáteis na hora de substituir o trigo são o amido de milho e o fubá, que se prestam muito bem na preparação de bolos, tortas e massas em geral.

Mas vale lembrar que quem não é celíaco também pode e deve começar a se preocupar mais e reduzir o consumo de glúten da alimentação.

um-doce-dia-panquecas-de-abobora-sem-gluten-01

Ingredientes:

– 1 ovo grande,
– 2 colheres de sopa de manteiga,
– 3 colheres de doce de abóbora amassado, aqui, (leia o rótulo e certifique-se de não conter glúten em sua composição),
– 1 e 1/2 xícaras de amido de milho,
– 2 colheres de café de canela em pó,
– 1 colher de café de gengibre em pó,
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó,
– 1 xícara de leite integral.

– Creme de leite fresco batido para acompanhar.

Obs. Se preferir use purê de abóbora no lugar do doce, e acrescente 2 colheres de sopa de açúcar.

Modo de preparo:

– Em uma tigela misture, os ovos, o leite e a manteiga, acrescente a abóbora e as especiarias,
– Em seguida e aos poucos, comece a incorporar a farinha, por último misture o fermento até ficar com aparência de massa de bolo,


– Unte levemente uma frigideira e leve-a ao fogo médio até aquecer, despeje uma concha da massa e deixe cozinhar até aparecer pequenas bolhas, vire e doure do outro lado,
– Sirva ainda quente com uma colherada de chantilly!

Obs. Não é necessário untar a frigideira para as demais panquecas.

um-doce-dia-panquecas-de-abobora-sem-gluten-03

Receita e fotografia: Martha Bernabe e Tara Donne

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

2 thoughts on “Panquecas de abóbora sem glúten

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *