Iogurte natural de Kefir de leite

O Kefir é uma colônia de micro-organismos que se alimentam e reproduzem do açúcar contido em alguns alimentos; como o leite animal, o leite vegetal, a água açucarada ou sucos.

Essa colônia quando imersa no leite, consome sua lactose, reduz a caseína e albumina, além de sintetizar ácido láctico, e outras enzimas que ajudam a digestão dos alimentos no nosso organismo.

A colônia própria para o leite, se parece com uma ricota esfarelada, e o sabor final do iogurte é como uma coalhada, porém levemente mais ácida.

Essa “coalhada” de kefir, é fruto da fermentação de micro-organismos benéficos que agem como antibióticos naturais, superiores aos leites fermentados com lactobacilos vivos que encontramos no mercado.

Mas um fato importante destes probióticos, é que eles não devem ser comercializados, e sim compartilhados. Compartilhar os grãos do kefir fazem parte de uma ideologia de solidariedade. Difundir o seu uso, contribui para a humanidade, combatendo os micro-organismos nocivos que nós cultivamos em nossos corpos.

Existem grupos de doadores espalhados por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, você pode entrar em alguns deles e conseguir sua amostra. Ou então, procurar em sua vizinhança um doador.

Não pague pelo kefir.  Apenas pague pelas despesas de envio com correios caso houver.

E não se esqueça de doar. Quando você cultiva os grãos de forma correta, eles se tornam colônias saudáveis que vão se reproduzindo de forma infinita. Então, assim que eles dobrarem de volume, você terá uma boa quantidade pronta para doar.


Como produzir o iogurte de Kefir

O que usar:

– Grãos de kefir próprio para leite, (quantidade equivalente à 1 colher de sopa),
– 300ml de leite integral,
– Peneira de plástico,
– Jarra ou pote de vidro,
– Papel toalha ou tecido fino,
– Elástico.

Importante: Use somente potes de vidro e utensílios de plástico. Nunca use nada de metal, nem mesmo uma colher, pois os grãos morrem em contato com elas.

Preparação:

– Assim que você receber uma amostra dos grãos de kefir, coloque-os em uma peneira de plástico e lave-os com água filtrada,


– Despeje delicadamente os grãos lavados em um pote de vidro, seco e limpo,


– Coloque o leite integral em temperatura ambiente, (nunca coloque leite morno ou quente, senão, você irá matar os grãos),


– Tampe com um guardanapo ou tecido e vede com um elástico, (nunca tampe com plástico, pois os grãos precisam “respirar”),
– Deixe em um local arejado, porém longe do calor ou frio por 2 ou 4 dias, (não mexa, agite e nem sacuda o pote enquanto o kefir estiver descansando, apenas verifique se o leite começou a coagular), quanto mais dias o kefir ficar junto ao leite, mas grosso e ácido será o iogurte, por isso, vá testando e escolhendo seu ponto preferido com o passar dos dias, (o meu preferido, é o de 3 dias),


– Passado esse tempo, despeje todo o conteúdo do pote de vidro em uma peneira de plástico, o que passar pela peneira, será o iogurte pronto para consumo e o que ficar na peneira, serão os grãos de kefir, então lave-os com água filtrada e comece todo o processo novamente,


– O iogurte pronto, pode ser consumido puro, com mel, frutas ou o que preferir e pode ficar guardado na geladeira por até 4 dias.

Obs. 1: Quanto maior for a proporção de leite em relação a quantidade de grãos, mais tempo levará para se obter o iogurte.

Obs. 2: Quanto mais quente estiver o dia, mais rápido os grãos transformarão o leite em iogurte, e quanto mais frio, mais devagar será.

Obs. 3: Lave todos os utensílios somente com água e vinagre, nunca use detergente, cloro ou qualquer outro produto de limpeza.

Consumir o iogurte de kefir, ainda aumenta o sistema imunológico, melhora a flora intestinal e até combate a candidíase, mas seu uso recomendado para um adulto é de 100ml diários.

Veja também estes dois vídeos com ótimas explicações sobre como preparar o iogurte de Kefir. 01 e 02

Receita e passo a passo deste post: Carla Antoni

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: