Ganache – Minha cobertura favorita

Ganache é um creme incrível, super prático e fácil de fazer, com certeza é a minha mistura ultra cremosa favorita, sem contar que ela se presta muito bem como cobertura e também como recheio, além de ser uma delícia puro ou com frutas da estação!

um-doce-dia-cobertura-espatulada-05

Ingredientes:

– 300g de Chocolate amargo ou meio-amargo picado, (usem um chocolate de boa qualidade, isso faz toda a diferença e atenção, se você usar o chocolate ao leite ou o branco é melhor acrescentar 100g á mais, para não correr o risco do creme ficar muito mole),
– 200g de creme de leite fresco ou 1 caixinha de creme de leite sem soro,
– 1 colher de café de licor ou qualquer outra bebida alcoólica (esse ingrediente é totalmente opcional, eu mesma nunca uso),
– Água suficiente para o banho-maria.

Utensílios:

– 1 panela média,
– 1 bowl (de material que possa ir ao fogo),
– 1 fouet,
– 1 batedeira.

Modo de preparo:

– Derreta o chocolate usando o método do banho-maria, (mas se você preferir use o microondas mesmo),
– Assim que o chocolate estiver todo derretido, tire o bowl da água e acrescente o creme de leite,
– Com o fouet, bata vigorosamente até o chocolate se misturar completamente ao creme, (se você for usar o licor, essa é a hora de acrescentá-lo),
– Leve esse mistura a geladeira por 20 minutos,
– Passado esse tempo, coloque o creme na batedeira, e bata de 3 á 5 minutos na velocidade alta, (isso irá incorporar ar ao ganache, mas dependendo do clima do dia ou da temperatura do creme ele pode ficar mais ou menos aerado),
– Assim que ele “pegar” volume, desligue a batedeira e use-o como bem entender.

Atenção: Se você bater em excesso, o creme pode talhar e perder a consistência, então tome cuidado.

Muito fácil, não?

Dica: O ganache pode ficar guardado na geladeira por até 4 dias, mas depois que ele começa a endurecer não para mais e tende a ficar mais firme a cada hora que passa, então se você o deixou tempo de mais na geladeira e ele ficou muito duro, basta levar ao banho-Maria até ficar na consistência desejada e utilizar logo em seguida. Ele também pode ser feito com várias proporções de creme e chocolate, mas lembrem-se que as medidas que eu passei é para ser usado como um creme de consistência mais firme. Ex.; 200g de chocolate e 200g de creme de leite fazem um creme menos firme, mas mais aveludado.

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

19 thoughts on “Ganache – Minha cobertura favorita

  1. É simplesmente delicioso usamos de varias maneiras.Tambem é a minha cobertura, receio preferido Abs. Jailce.

  2. Na minha cidade não tem creme de leite fresco, tem alguma forma de substituir? Tipo, usar aquelas caixinhas de chantilly que já vem pronto pra bater, a instrução de uso dele é de deixar gelar e bater até dobrar de volume, será que dá certo?

    1. Oi Mireya, se na sua cidade nao tiver o creme de leite fresco, voce pode usar o creme de leite comum (o de caixinha ou latinha, sem ser chantilly), mas cuidado na hora de colocar no chocolate, pois geralmente eles vem com soro, então se você virar a latinha toda de uma vez em cima do chocolate derretido, o soro vai acabar indo junto, o melhor é acrescentar o creme de leite aos poucos com uma colher, assim você evita que o soro caia em excesso na sua receita.

      :***

  3. Nossa muito fácil!! Adorei Carlinha! Vou me arriscar a fazer no fim de semana os cupcakes com esse recheio e te conto se deu certo!! Beijão e obrigada!

  4. Olá!
    Fiz uma ganache ontem e está na geladeira, queria saber se posso bater na batedeira mesmo depois de passada um dia na geladeira ou se tenho que esperar chegar na temperatura ambiente ou algo assim… ??? Help!!!!
    Essa cobertura fica linda, tem como fazer dela branca?

    Beijos amei seu blog!

    1. Oi Eduarda,

      Tem como bater na batedeira sim, mas seria bom deixar chegar na temperatura ambiente, pois depois que ela começa a endurecer, não para mais. E tome cuidado, se você bater por muito tempo o ganache pode talhar e virar um soro.

      Dá para fazer com chocolate branco, mas as proporções são diferentes. Para cada 400g de chocolate branco você deve usar 125ml de creme de leite sem soro. A primeira vez que fiz segui a receita desse video e nunca mais larguei…hehe, ele é ótimo! https://www.youtube.com/watch?v=taWmfW64bQw

      Espero ter te ajudado, beijos!

      1. Oi Carla!
        Tudo bem?
        Primeira vez que entro no seu blog e estou adorando suas dicas!
        Tentei acessar esse link e não está mais disponível.. Você pode passar a receita por aqui ou o link mudou?
        Bjs

      2. Oi Carla,
        Na sua receita do post vc colocou como sendo 200g de creme de leite e aqui 125ml. Quero fazer a ganache branca tb e nao entendo se seria 125g ou 125ml.
        O link do video nao está mais disponível.

        1. Oi Roberta, se você quiser uma ganache branca com ponto firme, deve usar 125ml de creme de leite para cada 400g de chocolate branco, mas se você quiser uma ganache mole, basta usar 200ml.

          No geral, a conversão para líquidos (água, óleos, chás, sucos, leite, creme de leite fresco, bebidas alcoólicas e etc) é a seguinte:

          125g = 125ml = 1/2 xícara (chá)

          Obrigada por me avisar do link.
          Dê uma olhada nesses outros vídeos, eles são bem úteis, cada um tem uma proporção de medida diferente e a textura fica levemente diferente também.

          Espero ter te ajudado.
          :)

  5. Que delícia!!!
    Vou precisar fazer na véspera do uso, para confeitar cupcakes. Posso armazenar a ganache já no saco de confeitar e tirar da geladeira alguns minutinhos antes de utilizar?

    1. Oi Thais,
      Pode armazenar no saco de confeitar, mas se for usar só no outro dia é melhor não deixar na geladeira pois ficará muito firme.
      O que dá para fazer é fechar bem o saco e colocar em algum local fresco até a hora de usar, se for só de um dia para o outro, não irá estragar. O melhor é você fazer na véspera de noite e usar no outro dia de manhã.

      :**

  6. Oi Carla tem como colocar papel de arroz por cima do ganache? e se tem eu tenho que deixar com algum ponto diferente, o chocolate q eu tenho e ao leite? obrigada

    1. Oi Poliana, você pode colocar o papel de arroz por cima do ganache sim, mas tem que ser com a cobertura um pouco mais firme, (basta aumentar a quantidade de chocolate que pede na receita, ex: 350g de chocolate para 200g de creme de leite) só que tem um pequeno empecilho, como o chocolate geralmente é escuro e o papel de arroz é branco (além disse quando você molha com gel de brilho fica meio transparente) o que pode acontecer é o escuro do chocolate aparecer por baixo do papel. Então eu aconselho que você coloque uma fina camada de pasta americana branca por baixo do papel de arroz.

      Faz assim; cubra seu bolo com o ganache do jeito que você quiser, aí abra e corte um pedaço de pasta americana no mesmo tamanho do seu papel de arroz, coloque a pasta por cima do ganache já firme, em seguida umedeça a pasta levemente com gel de brilho e cole o papel de arroz por cima.

      Espero ter te ajudado. Qualquer dúvida entre em contato novamente :)

      Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *