Como hibernar o seu Kefir?

Se você tem um kefir, então já sabe que ele demanda cuidados a cada 2 ou 5 dias, e se ele não for “alimentado”, há grandes chances de o seus grãos morrerem.

Quem segue o meu instagram, viu que neste momento eu estou de férias, viajando por alguns lugares. E uma das minhas preocupações antes de viajar, foi relativa aos meus grãos de kefir.

Primeiramente pensei em deixá-los com uma “mãe de aluguel”, imaginei que poderia deixar na casa de uma amiga ou parente para essa pessoa cuidar enquanto estou fora, mas a colônia iria se alterar e se adequar a essa nova casa, além do mais, passou pela minha cabeça que ela poderia morrer, (sim, sou apegada a ela…), e a morte dos meus grãos está fora de cogitação…rs.

Mas pesquisando, descobri uma maneira bem eficiente de mantê-los quietinhos esperando meu retorno. E o bom desta solução é que além de servir para quem vai viajar por muitos dias, também é ótimo para quem quiser dar uma parada na produção do iogurte sem ter que se desfazer dos grãos.

Para isto, basta hibernar sua colônia no congelador. Quando os grãos são expostos a baixas temperaturas eles “adormecem”, mas para dar certo e ocorrer de forma saudável sem perdas ou morte dos grãos, o processo precisa ser feito da forma menos drástica possível.

Veja como:

– Coe seu kefir como de costume,


– Depois, coloque seus grãos lavados em um pequeno pode de vidro que contenha tampa,
– Cubra os grãos com um pouquinho de leite, tampe e leve para a geladeira por no mínimo 5 horas,


– Passado este tempo, coloque-os no congelador, (o kefir pode ficar congelado por até 1 ano),
– Quando voltar de viagem e quiser retomar a produção do iogurte, faça o processo reverso,
– Retire a colônia do congelador, coloque na geladeira e deixe-a descongelar completamente,
– Depois que descongelar, coloque-a em algum ambiente fresco da sua casa,


– Assim que a colônia atingir a temperatura ambiente, comece o processo para obtenção do iogurte como de costume.

Atenção: Como os grãos passaram por esse tempo de hibernação, é normal que eles não voltem com o mesmo “vigor” de antes, pode acontecer de levar mais tempo do que o de costume para você conseguir o iogurte que estava acostumado. Mas pode ter certeza que eles logo voltarão ao normal.

Passo a passo deste post: Carla Antoni

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: