12 Dias para o Natal – Panettone de latinha

A minha versão desse delicioso pão não segue uma receita tradicional de Panettone.

Na verdade, essa é uma receita de Brioche que eu adaptei para ser um Panettone, pois considero essa massa muito mais macia, leve e fácil de fazer, por isso tenho certeza que vocês vão adorar!

um-doce-dia-panettone-latinha-01

Você vai precisar de:

– 8 latinhas de 400g,
– Papel manteiga.

Para a massa:

– 400g de farinha,
– 75g de açúcar,
– 45g de fermento biológico,
– 2 ovos,
– 80ml de leite,
– 125g de manteiga,
– 200g de uvas passas sem sementes,
– 1 colher de café de essência de Panettone ou laranja.

Modo de preparo:

– Aqueça o leite até 30ºC (se você não tiver um termômetro, basta colocar o dedo dentro do leite aquecido e contar 5 segundos, se o calor for suportável significa que está na temperatura certa),
– Em um bowl, adicione o açúcar, o fermento, 4 colheres da farinha, os ovos e o leite morno, misture bem e deixe descansar por 20 minutos coberto por um pano úmido e em um local da casa que a temperatura seja amena,
– Passado os 20 minutos, acrescente a manteiga, a essência, o restante da farinha e sove bem, (você deve sovar a massa até que ela desgrude das mãos), em seguida acrescente as passas, sove novamente e deixe descansar até dobrar de volume, (mais ou menos 40 minutos, mas isso depende muito do clima do dia ou da sua cidade).
– Depois de crescida, abra a massa, corte-a em pedaços iguais, faça bolinhas e coloque-as dentro das latinhas com o papel manteiga. (Não encha as latinhas até a boca, pois a massa ainda vai crescer!)
– Quando a massa das latinhas dobrar de volume novamente, leve ao forno pré aquecido a 180ºC por 30 minutos ou até dourar.

Obs. Lembre-se, esse panetone tem que ser consumido em no máximo 2 dias, pois, por se tratar de um pão caseiro, não possui conservantes.

um-doce-dia-panettone-latinha-05

Fotografia: Ladybird

About Carla Antoni

Olá eu sou Carla Antoni. Formada em Design de Moda e amante da gastronomia; amo aproveitar meu tempo com receitas, moda, beleza, artesanatos e decorações.

10 thoughts on “12 Dias para o Natal – Panettone de latinha

    1. Oi Keren,

      É só tirar o panetone de dentro da latinha, como ela foi forrada com papel manteiga, não irá grudar.
      Mas se você quiser, dá para fazer sem esse papel, para isso, basta untar as latinhas com manteiga e farinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *